Manjar branco - simplicidade e elegância

 
O ancestral do nosso manjar branco é o doce português de mesmo nome, famoso desde a dinastia de Aviz, feito com leite, açúcar, farinha de arroz e peito de galinha. O peito de galinha não é ingrediente da receita brasileira, que utiliza leite, maisena, leite de coco e açúcar. No Brasil, o manjar branco é doce popular sem deixar de ser elegante.

Esse doce é uma lembrança de infância, uma lembrança da casa da minha mãe, que despejava o manjar branco numa travessa e o cobria com calda de ameixa seca. Indico, a seguir, as quantidades utilizadas na receita do manjar branco da foto. Nesta receita, uma xícara de chá de maisena é suficiente para deixar o doce firme em forma de pudim. Se quiser o doce mais mole, diminua a quantidade de maisena e coloque o manjar branco numa travessa funda.
  • 3 xícaras de chá de leite
  • 1 garrafinha de leite de coco
  • 2 latas de leite condensado
  • 1 xícara de chá mal cheia de maisena
  • coco ralado (opcional)
Dilua a maisena no leite. Adicione o leite condensado (ou açúcar) e o leite de coco. Leve a mistura ao fogo, mexendo sempre, até aparecer o fundo da panela e os ingredientes estiverem completamente cozidos. O creme deve ficar liso, sem grumos de amido de milho. Retire o doce do fogo e despeje-o imediatamente numa travessa. Se quiser desenformar o manjar branco, coloque-o numa forma de bolo ou pudim levemente untada com óleo.

As ameixas secas devem ser fervidas em água com açúcar até ficarem moles, porém inteiras. Experimente a calda, que não deve ser excessivamente doce nem aguada. Gosto da calda em ponto de fio brando.

Comentários