Doce de figo - incrivelmente gostoso

https://quitutesequitandas.blogspot.com/

O figo é uma fruta do Velho Mundo, originária da bacia do Mediterrâneo. Seu uso na alimentação humana se perde no tempo, sendo citado até mesmo na Bíblia, por exemplo, nos livros de Samuel, Reis e Naum. O figo foi trazido ao Brasil pelos portugueses, no século 16, tornando-se uma das mais conhecidas frutas de doce da doçaria brasileira. A receita da foto é para figos verdes limpos e pré-cozidos vendidos em embalagens plásticas nos supermercados. Ela não serve para figos colhidos diretamente do pé, que exigem um processo de preparação mais longo até ficarem prontos para o cozimento na calda.

  • 800 gramas de figos verdes
  • 1 kg de açúcar cristal
  • cravo da índia

Corte os cabos dos figos, com uma  tesoura. Usando uma faca, faça cortes em cruz na base das frutas, profundos o suficiente para a calda penetrar nos figos, mas tomando cuidado para não danificar as frutas. Deixe os figos de molho durante duas horas em água filtrada, trocando-a algumas vezes. Descarte a última água e coloque os figos no tacho, com água cobrindo as frutas. Ferva-os durante 30 minutos. Escorra os figos e os recoloque no tacho, com o açúcar cristal, os cravos da índia e água suficiente para cobrir as frutas. Cozinhe os figos até ficarem doces e macios, porém firmes. Se for necessário, acrescente mais açúcar. Retire o doce do fogo quando a calda começar a engrossar. A calda deve ficar rala e transparente.

Esse doce pode ser feito em panela comum de alumínio ou aço inox. Porém, o tacho de cobre conserva melhor a cor da fruta. Não usei nenhum tipo de corante no doce da foto, que ficou verdinho e brilhante. Açúcar cristal, não o refinado, é o tipo tradicionalmente utilizado em calda de doce de fruta.

Uma compoteira com doce de figo é suficiente para deixar qualquer um com água na boca. Se quiser agradar mais, sirva o doce com sorvete de baunilha e um pouquinho da calda. Já experimentou? É uma delícia.


Comentários