- 800 gramas de figos verdes
- 1 kg de açúcar cristal
- cravo da índia
Corte os cabos dos figos, com uma tesoura. Usando uma faca, faça cortes em cruz na base das frutas, profundos o suficiente para a calda penetrar nos figos, mas tomando cuidado para não danificar as frutas. Deixe os figos de molho durante duas horas em água filtrada, trocando-a algumas vezes. Descarte a última água e coloque os figos no tacho, com água cobrindo as frutas. Ferva-os durante 30 minutos. Escorra os figos e os recoloque no tacho, com o açúcar cristal, os cravos da índia e água suficiente para cobrir as frutas. Cozinhe os figos até ficarem doces e macios, porém firmes. Se for necessário, acrescente mais açúcar. Retire o doce do fogo quando a calda começar a engrossar. A calda deve ficar rala e transparente.
Esse doce pode ser feito em panela comum de alumínio ou aço inox. Porém, o tacho de cobre conserva melhor a cor da fruta. Não usei nenhum tipo de corante no doce da foto, que ficou verdinho e brilhante. Açúcar cristal, não o refinado, é o tipo tradicionalmente utilizado em calda de doce de fruta.
Uma compoteira com doce de figo é suficiente para deixar qualquer um com água na boca. Se quiser agradar mais, sirva o doce com sorvete de baunilha e um pouquinho da calda. Já experimentou? É uma delícia.

Comentários
Postar um comentário